Entre em contato conosco: 11 2291-1699 ou atendimento@otimotex.com.br

Couro de Kombucha

Couro de Kombucha

Já ouviu falar em couro de Kombucha? Pois é, ele existe e pode se tornar uma alternativa ecológica ao couro animal.

O biotecido é um projeto dos designers de produto brasileiros Gislaine Lau (22) e Felipe de Carvalho Ishiy (24), da Universidade Federal do Paraná, que recentemente foram consagrados com o ‘iF Design Talent Award 2021‘, prêmio alemão considerado o “Oscar do design” para jovens talentos.

O biotecido nasceu na busca por uma alternativa para o couro natural, que gera impactos ambientais a partir da exploração animal.

Resistente e biodegradável, o biofilme foi criado a partir de bactérias e fungos, utilizando como substrato para os micro-organismos a kombucha, um tipo de chá fermentado organicamente, o café e a cana-de-açúcar.

O biofilme de kombucha é resistente, durável e compostável. Além disso, pode ser moldado em vários formatos e tamanhos, adquirir novas texturas, pigmentação e impermeabilização com produtos naturais.

O produto final adquire um aspecto bem similar ao couro, bastante resistente e ultrafino, com poucos milímetros de espessura.

Segundo os designers, o tempo de cultivo, independentemente do tamanho do biofilme, é o mesmo: cerca de duas semanas para a colônia de bactérias e leveduras virarem um ‘tecido’.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *