Nesta temporada em Paris, as passarelas tiveram que disputar a atenção com outro tipo de acontecimento, a realização póstuma da obra de arte de Christo e Jeanne-Claude, ‘L’Arc de Triomphe, Wrapped’.
O design foi executado em um tecido de polipropileno reciclável azul metálico amarrado por cordas no ‘Arco do Triunfo’, destacando a silhueta do monumento.
A obra foi criada por Christo com seu colaborador artístico e parceiro de vida, Jeanne-Claude, em 1961, mas só foi levada adiante em 2017 e finalmente inaugurada este ano.
Foram mais de 25 mil metros de tecido envolvendo o Arco do Triunfo, que é visto da perspectiva de todas as 12 avenidas que levam à Place de l’Étoile.
Em seu trabalho, Christo e Jean-Claude reformularam o familiar e tiraram a arte da moldura e do museu e o tradicional Arco do Triunfo passou a ter movimento e textura, a ponto de querer ser tocado pelas pessoas!
O projeto de 14 milhões de euros foi financiado inteiramente através da venda dos estudos preparatórios de Christo, desenhos e colagens do projeto, e maquetes e trabalhos feitos por ele entre os anos 1950 e 1960.